Para que serve Victoza e quem deve tomar o remédio

TEMPO DE LEITURA: 3 MINUTOS

Nos dias de hoje, muitas pessoas têm ouvido falar sobre Victoza, mas a maioria ainda desconhece para que serve o medicamento, como é feita a aplicação e quais são as suas contraindicações.

Afinal, antes de ingerir qualquer medicação, é importante saber os seus prós e contras, e sempre sob a orientação de um médico. Para saber o que é e para que serve Victoza, continue a leitura e esclareça todas as dúvidas sobre essa medicação!

Para que serve Victoza?

Victoza é uma das medicações indicadas para o tratamento do Diabetes tipo 2. A fórmula contém a substância liraglutida, cuja função é regular as taxas de açúcar presentes no sangue. Ou seja, o medicamento é capaz de controlar e reduzir os níveis de glicose na corrente sanguínea do paciente, ao estimular a produção de insulina no pâncreas.

O objetivo da liraglutida é agir como o hormônio glucagon-peptídeo, que está presente no organismo de um indivíduo saudável. Assim sendo, as células do pâncreas são estimuladas a produzir a insulina e, consequentemente, deixar o índice glicêmico equilibrado, de modo que o diabético poderá viver de maneira mais controlada.

O medicamento emagrece?

Quando as taxas de glicose na corrente sanguínea estão controladas, o organismo sente-se saciado. Em vista disso, a pessoa passa a ter perda de apetite e, consequentemente, emagrece. Os próprios pacientes diabéticos tendem a perder peso por meio do tratamento, mesmo que essa não seja a intenção.

Portanto, pode-se dizer que é possível emagrecer tomando Victoza, mas por causa do tratamento para Diabetes tipo 2. Isso quer dizer que o remédio não foi desenvolvido com esse intuito. Além disso, no início a perda de peso é bastante significativa, contudo ela deixa de acontecer com o tempo de uso.

Como a medicação deve ser tomada?

O recomendado é tomar Victoza por meio injetável somente uma vez ao dia, em qualquer horário. Os locais para a aplicação subcutânea são os braços, as coxas, ou ainda o abdômen.

Quais são os efeitos colaterais?

Primeiramente, é bom ressaltar que os efeitos colaterais conhecidos pelo uso de Victoza por pacientes diabéticos são avaliados de acordo com a dosagem prescrita pelo médico. A seguir, confira os principais deles:

  • diarreia e náusea;
  • desidratação;
  • fraqueza e cansaço;
  • enxaqueca e tontura;
  • hipoglicemia;
  • ataque cardíaco e arritmia;
  • pancreatite;
  • distúrbio na função renal;
  • oscilação no sistema nervoso central.

Os efeitos colaterais do medicamento podem variar de pessoa para pessoa, pois cada organismo vai reagir de maneira diferenciada. Caso os sintomas sejam muito severos, é imprescindível entrar em contato rapidamente com o seu médico.

Quais são as contraindicações?

É relevante saber quais são as contraindicações antes de tomar Victoza. Em geral, a medicação não pode ser usada por pessoas que apresentem:

  • pancreatite;
  • cálculos biliares;
  • altos níveis de triglicérides;
  • dependência química ou alcoolismo;
  • problemas renais ou estomacais;
  • gestantes ou lactantes.

Quais são os riscos de tomar Victoza?

Os riscos de tomar Victoza para emagrecer são grandes, uma vez que nem os fabricantes sabem dizer precisamente quais são eles. Como não há estudos que comprovem resultados positivos em pessoas obesas não portadoras do Diabetes tipo 2, a medicação fica restrita apenas para os diabéticos com glicemia descompensada.

Além disso, é relevante destacar que a dosagem indicada para a perda de peso costuma ser praticamente o dobro da utilizada no tratamento do Diabetes. Ainda não se sabe quais são os riscos de altas doses para o organismo.

Portanto, antes de tomar Victoza com a intenção de emagrecer, é importante que você converse com o médico, a fim de evitar futuros danos para a saúde. É fundamental compreender que a automedicação costuma ser muito perigosa para o organismo.

Ao longo do post você pôde descobrir para que serve Victoza e quais são as implicações do medicamento no organismo. Em vista disso, não use medicações sem a orientação do seu médico sob hipótese alguma. O objetivo de todo remédio é tratar e curar o paciente, e não colocar a saúde dele em risco!

Se a medicação for indicada para seu caso, acesse o site da FazfarmaNet para adquirir Victoza 6 mg/ml de solução injetável com 2 sistemas de aplicação.

FazfarmaNet

A FazfarmaNet segue as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado Farmacêutico Responsável: Dr. Jonas de Oliveira | CRF/SP - 9384 | CEVS: 354880701-477-000057-1-1 | Autorização MS: 1.37.624-1