Para que serve o sérum: como ter cuidados eficientes com a pele
Quem se interessa por cuidados com a pele pode procurar por auxílio de um dermatologista Alphaville, e manter uma rotina completa de cuidados. E se você tem esse interesse, então já se perguntou para que serve sérum.
Esse é um produto já antigo nas prateleiras de lojas de cosméticos e farmácias e que tem tomado cada vez mais espaço nas rotinas de skincare. Isso porque seu efeito potencializador pode ser direcionado para necessidades específicas.
Entender para que serve sérum e inseri-lo na sua rotina de cuidados pode ser muito benéfico. Entenda mais sobre esse produto e saiba escolher o sérum ideal para a sua pele.
O que é o sérum?
Muita gente se pergunta para que serve sérum depois de ver algumas opções no mercado. Eles geralmente vêm em embalagens de conta gota e tem um aspecto viscoso e transparente.
Isso porque as formulações do sérum contam com um ou dois ativos, e são altamente concentrados. Por esse aspecto viscoso, ele consegue ter melhor absorção na pele e pode atuar em muitas frentes, como hidratação, recuperação celular e até proteção.
E por mais que possa agir na hidratação da pele, o sérum não é um substituto do hidratante. Ele pode ser considerado um passo a mais na skincare, mas não uma substituição de qualquer produto que seja. Os passos de limpeza, hidratação e proteção precisam ser fixos.
Para que serve sérum?
O sérum é um produto feito para ser absorvido pela pele. Então, ele pode ter inúmeros ativos, como a vitamina C que é antioxidante e tem ativos importantes que potencializam a hidratação e a proteção solar.
Existem séruns que são feitos com ácidos, como o ácido salicílico, que são importantes para a regeneração da pele e que só podem ser utilizados à noite. Visto que, a incidência de raios solares podem causar manchas severas.
Então, se você busca saber para que serve sérum, saiba que ele pode ser um complemento na sua skincare, para a necessidade que você tiver.
O sérum, no entanto, não pode ser um substituto do hidratante, porque ele é absorvido pela pele. Enquanto o hidratante, é responsável especialmente por criar uma barreira para reter água, e portanto hidratação, na sua pele.
Como ter uma rotina de skincare: todos os passos
Muita gente se afasta dos cuidados com a pele porque encontra como referências pessoas que fazem processos muito complexos, com muitos produtos caros e um número absurdo de passos.
Mas manter uma pele bem cuidada não precisa ser tão trabalhoso. Os cuidados básicos já são ótimos para manter qualquer tipo de pele saudável e com bom aspecto. Os produtos também podem ser aqueles que se encaixam melhor na rotina.
E para quem procura saber para que serve sérum na intenção de colocá-lo na rotina, saiba que ele pode ser acrescentado junto ao passo de hidratação, antes do hidratante, e dependendo da sua formulação, pode ser feito tanto de dia quanto de noite.
Saiba mais sobre como ter uma rotina compacta, mas eficiente de cuidados com a pele:
Limpeza
A limpeza é o primeiro passo da rotina de cuidados com a pele. Ela deve ser feita com um sabonete específico, de preferência neutro, para o rosto.
Utilizar o mesmo sabonete que se toma banho pode ressecar a pele e causar efeitos adversos como o aparecimento de acne. Já que a formulação de sabonetes para o corpo costumam ser mais agressiva.
Procure por produtos específicos de limpeza do rosto, ou sabões neutros que impactam menos o pH da pele. Existem os cleansing oils, sabonetes antiacne e limpadores que não são necessariamente sabonetes.
Teste quantos puder para saber qual a sua pele se adapta melhor.
Hidratação
Quem quer entender para que serve sérum para inseri-lo na rotina de cuidados com a pele, deve saber que ele pode ser inserido nessa etapa, na de hidratação.
O sérum deve ser aplicado antes do hidratante. É preciso esperar alguns minutos para que o produto seja absorvido pela pele.
Em seguida, passe o hidratante da sua preferência. Enquanto o sérum vai potencializar algum ativo, seja de hidratação ou de recuperação, o hidratante vai criar uma barreira que vai fazer com que a pele retenha por mais tempo água.
Proteção solar
O último passo da rotina básica de cuidados é a proteção solar. Esse é um passo tão importante quanto os outros. É ele que vai ajudar a prevenir manchas, doenças graves e até mesmo o envelhecimento.
Não existe nada melhor do que um bom protetor solar para prevenir o envelhecimento. Ele deve ser passado em camadas generosas e deve ser espalhado não só no rosto, como também no pescoço e no colo.
Com o decorrer do dia, o protetor solar deve ser reaplicado. Esse é um lembrete importante!
Cuidados dermatológicos
Mantenha na sua rotina a ida recorrente ao dermatologista. Entenda como está a sua pele e se algum produto precisa ser intensificado nessas idas. É com ele que você pode entender mais para que serve sérum e como colocá-lo na sua rotina para que atenda as suas demandas.

Quando fazer procedimentos estéticos?
Depois de entender quais são os passos fundamentais para uma boa rotina de cuidados com a pele, é preciso procurar um especialista para saber quais procedimentos podem ser benéficos.
Retirada de manchas e tratamento de problemas como rosácea não podem ser cuidados sem o acompanhamento. Então, caso apareça algum problema no meio do caminho, procure por um profissional para procedimentos estéticos.
Conclusão
Agora que você já sabe para que serve o sérum, nada melhor do que experimentar uma formulação no seu dia a dia. É ele que vai ajudar a sua pele a absorver os nutrientes necessários.
Não se esqueça de testar um bom hidratante e de manter a sua rotina em dia. Os cuidados com a pele só mostram resultados se feitos com frequência. Aproveite as dicas e comece hoje mesmo os passos básicos da skincare.