Padrão de beleza masculino: veja o que é, sua evolução e as variações ao redor do mundo
É comum que homens procurem por um especialista em rinoplastia, ou até mesmo harmonização facial, buscando um padrão de beleza masculino. Isso não é novidade dos dias de hoje.
As figuras mitológicas antigas já demonstraram como os homens eram adorados especialmente pelo seu porte físico. Mas é claro que não é só isso que entra em um padrão de beleza masculino.
A cada época existe um padrão de comportamento e vestuário que acompanha todos da sociedade. E mesmo que isso pareça mais óbvio para as mulheres, os homens também passam por esses processos.
Assim, entender de onde vem o padrão de beleza masculino e identificar o que pode ou não fazer bem é crucial para ter uma vida mais equilibrada.
Por isso, separamos um conteúdo completo sobre o padrão de beleza masculino atual e a história que o acompanha. Confira.
Como é o padrão de beleza masculino?
Atualmente, o padrão de beleza masculino continua associado à força. Os traços que mais chamam a atenção são os que caracterizam a diferença do macho para a fêmea, como o maxilar mais quadrado e um porte físico robusto.
O padrão de beleza masculino inclui um forte apelo para a musculatura. Os homens atléticos e com os corpos esculturais, como os ancestrais espartanos, estão de volta.
E mesmo que esse seja um tipo de padrão de beleza tido como universal, a nossa sociedade vive a era dos nichos. Ou seja, o estilo de cada um indica um padrão de beleza masculino diferente.
Por exemplo, as barbas. Elas não são um padrão universal. Existe uma forte demanda para que os homens tenham cada vez menos pelos, mas em muitos nichos esse é um padrão de beleza alto e que deve ser seguido.

Entenda melhor sobre a evolução do padrão de beleza masculino
Todo padrão passa por um processo evolutivo que indica especialmente o humor da época. Nos tempos medievais, o padrão de beleza masculino era voltado para os cabelos, barbas longas, e roupas abertas.
Hoje, mesmo que existam nichos específicos, o homem retorna para algumas identificações mais profundas, como uma definição física. E de tempos em tempos isso acontece. Retornamos aos padrões cultuados anteriormente.
Se pudéssemos dividir os últimos dois séculos em três fases, poderíamos dizer que o padrão de beleza masculino passou por um período em que era necessário demonstrar completa abdicação de cuidados com o corpo.
Em seguida, os homens começaram a ter extrema vaidade para se mostrarem da aristocracia. E hoje estamos no meio termo, em que os homens precisam se cuidar, mas que ainda temos algumas ressalvas.
O padrão de beleza masculino e suas variações ao redor do mundo
Para entender qual o padrão de beleza masculino no Brasil é preciso acompanhar todo o processo evolutivo ao redor do mundo. A sociedade como um todo passa por fases muito semelhantes, que se alteram com aspectos culturais.
Isso faz parte do processo de globalização, que garante o transporte de mensagens, notícias e imagens muito mais rápido do que se imagina.
No Brasil, entender qual é padrão de beleza masculino envolve a compreensão da nossa cultura, que tem incorporado aspectos como o clima muito quente e uma alta valorização do corpo.
Mas esse também é um reflexo no mundo todo. Aos poucos, uma grande onda de autocuidado tem tomado conta não só das mulheres, mas também dos homens.
Então, veja como é o padrão de beleza masculino ao redor do mundo:

Estados Unidos
Provavelmente você já ouviu falar no sonho americano. Aquele em que homens e mulheres iam em busca do trabalho para conquistar bens materiais, grandes casas, carros do ano e fortunas.
Durante muito tempo, o sonho americano esteve atrelado ao padrão de beleza masculino dos EUA. Homens mais esguios, com roupas empresariais clássicas faziam a vez.
Mas, com o advento das grandes aventuras de Hollywood, isso foi mudando. Hoje o padrão de beleza dos homens norte-americanos é o exato oposto.
Agora o foco está em homens que têm um visual mais rústico, demonstrando um cuidado mais leve consigo mesmo.
Brasil
Já o padrão de beleza masculino do Brasil mudou pouco nesse sentido. Aqui os corpos esculturais, bem definidos, sempre foram um alvo.
O clima do país e a forte prática de aproveitar o litoral, faz com que os corpos sejam muito mais visíveis.
Por isso, os homens mantiveram seu porte atlético e hoje esse padrão de beleza é associado com homens mais livres, que demonstram apego aos esportes ao ar livre e trabalhos mais leves.
Coréia do Sul
O K-pop é um estilo musical que saiu da Coréia do Sul para tomar o mundo todo. Com isso, ele também estabeleceu um padrão de beleza masculino sul coreano bem marcado.
Os homens coreanos tem um aspecto quase andrógino. Assim, precisam estar muito bem cuidados, especialmente com a pele sempre lisa e uma roupa estilosa. É um dos padrões que mais diferem ao redor do mundo.
Itália
O padrão de beleza italiano masculino é quase como uma mistura de um estilo clássico com os corpos brasileiros. Os homens italianos visam demonstrar naturalidade, sem excessos de cuidados.
Portanto, os corpos são sempre bem marcados e se busca uma definição assim como no Brasil. Mas o estilo é mais clássico, com roupas de tecidos naturais e cores neutras.
Turquia
Os homens turcos precisam mostrar que conseguem cuidar de uma família. Sendo assim, o principal padrão de beleza masculino é a força. As roupas tendem sempre a serem as clássicas do país, e quanto mais poder, mais acessórios eles carregam.
É comum ver os homens turcos com relógios grandes, correntes e anéis cheios de destaque.
Grécia
A Grécia é o grande berço do padrão de beleza masculino. É nela que nascem os mitos e as esculturas que exaltam os corpos masculinos.
Isso faz com que o país mantenha um certo estilo para os seus homens. Desse modo, homens gregos apostam em corpos bem definidos e por um estilo sóbrio, sem cores carregadas nem muitos acessórios.
É comum vê-los em tecidos como algodão e linho que deixam marcada a definição dos músculos.
Conclusão
Não são só as mulheres que se adequam a um padrão de beleza. Existe também o padrão de beleza masculino, que pode variar de acordo com a cultura da região em que se vive.
Ainda por cima, os estilos também demandam conceitos estéticos que os homens levam a sério e buscam. É comum que se procure procedimentos estéticos e até mesmo intervenções mais profundas para se adequar a esse padrão de beleza masculino.
Para entender mais sobre isso, é preciso acompanhar a evolução da ideia do que chamamos de beleza e perceber que os homens sempre fizeram parte dela.