DoençasRemédios

Jardiance Para Que Serve? Emagrece? Posologia e Efeitos Colaterais

TEMPO DE LEITURA: 6 MINUTOS

A diabetes é uma das doenças mais comuns que afetam pessoas em todo o mundo. Com o tempo, o desequilíbrio dos níveis de açúcar no sangue pode aumentar o risco de complicações graves, incluindo doenças cardíacas, cegueira e danos nos nervos e nos rins.

Os tratamentos e cuidados podem evitar complicações mais graves, e uma droga como Jardiance pode fornecer uma opção de tratamento adicional para o atendimento de pacientes com diabetes tipo 2. Ele pode ser usado sozinho ou adicionado aos regimes de tratamento existentes para controlar os níveis de açúcar no sangue na gestão da diabetes.

Além de sua ajuda no tratamento da diabetes tipo 2, será que o Jardiance emagrece também? E quais outros efeitos colaterais ele pode provocar? Vamos conferir isso tudo abaixo.

Jardiance – Para que serve?

Jardiance é uma medicação oral diária que é usada para controlar os níveis de glicose no sangue em pessoas com diabetes tipo 2. Ele é um inibidor do cotransportador de glicose sódica 2 (SGLT2). Atua bloqueando a reabsorção de glicose, que é o açúcar no sangue pelos rins, aumentando a excreção de glicose na urina e diminuindo os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes.

Estudos clínicos estudaram a segurança e eficácia dessa medicação e mostraram que seu uso melhorou os níveis de hemoglobina A1c (uma medida de controle de açúcar no sangue). O doutor Gerald Bernstein, diretor do programa de controle do diabetes no Friedman Diabetes Institute no Beth Israel Medical Center, diz que Jardiance é um medicamento que bloqueia uma quantidade limitada dessa reabsorção, para que a glicose se espalhe pela urina.

Duas coisas ocorrem. O nível de glicose no sangue é reduzido e algumas calorias são desperdiçadas. Com o tempo, isso poderia significar uma A1c melhor e uma perda de peso lenta e segura. É aprovado para uso, mas não isenta uma boa alimentação e exercícios.

Já Jerry Meece, R.Ph., CDE, e proprietário do Clinical Services no Plaza Pharmacy and Wellness Center, em Gainesville, Texas, diz que os inibidores de glicose sódica 2 são únicos porque são a única classe de droga que é independente de insulina, o que significa que, independentemente do estágio da doença, ou por quanto tempo você teve diabetes, essa medicação funciona basicamente da mesma maneira.

Para que é recomendado?

Jardiance é recomendado para o tratamento para diabetes tipo 2 nas seguintes condições:

  • A dieta e exercício não foram eficazes para controlar o índice glicêmico adequadamente.
  • A metformina não é apropriada devido à intolerância do paciente.

Ele pode ser tomado com metformina ou sulfonilureia. Costuma ser combinado com a metformina se um paciente estiver em risco significativo de hipoglicemia ou não puder tomar sulfoniluréia.

Quem não deve tomar?

  • Pessoas com diabetes tipo 1.
  • Problemas renais graves.

Quais problemas devem ser relatados ao médico antes de tomar?

  • A presença de problemas renais.
  • Estar grávida ou planejando engravidar.
  • Estar amamentando.
  • Problemas no fígado.
  • Pressão sanguínea baixa.
  • Medicação para pressão arterial.
  • Altos níveis de colesterol.
  • Histórico de infecções do trato urinário.
  • Idade a partir de 65 anos.
  • Realizando uma dieta baixa em sal.

Jardiance emagrece?

Jardiance não é um medicamento para perda de peso ou controle da pressão arterial, mas pode ajudar em ambos. Ele é usado como parte de um plano de tratamento que pode incluir exercícios, dieta e cuidados médicos especiais.

O Jardiance emagrece sem causar hipoglicemia, ou uma queda perigosa nos níveis de açúcar no sangue, e quando você está urinando glicose, está eliminando cerca de 200 a 300 calorias por dia.

Como a diabetes tipo 2 está intimamente associada ao peso, pois cerca de 90% dos recém-diagnosticados tipo 2 estão acima do seu peso ideal, ele acaba contribuindo com a manutenção de um peso saudável.

Além disso, seus efeitos são “duráveis”, o que significa que, independente do tempo que você está consumindo, o efeito será o mesmo. E isso é excelente, pois é comum que remédios deixem de ser eficazes quando são consumidos por meses ou anos. Isso é possível devido a sua ajuda para os rins a removem a glicose da corrente sanguínea através da urina.

Posologia

Todas as dosagens e formulários possíveis podem não estar relacionados aqui. Isso porque a sua prescrição dependerá de sua idade, condição a ser tratada, gravidade, histórico médico e como você reage à primeira dose.

Forma: comprimido oral de 10 mg ou 25 mg.

Dosagem para diabetes tipo 2 – Dose adulta (com 18 anos ou mais)

A dosagem inicial típica é de 10 mg, tomada uma vez por dia pela manhã. O aumento da dose pode ser feito para até 25 mg, uma vez por dia pela manhã.

A dosagem para crianças menores de 18 anos não foi estabelecida.

Considerações especiais sobre dosagem

Se a sua função renal diminuir, o seu médico poderá descontinuar o uso deste medicamento. Também não deve ser ingerido se tiver doença renal grave ou se estiver em diálise.

Uso

O comprimido oral é utilizado para tratamento em longo prazo.

  • Se você não tomar nada: se você não tomar este medicamento, seus níveis de açúcar no sangue podem atingir níveis perigosamente altos. Isso pode levar a complicações como danos nos nervos, doenças cardíacas, ataques cardíacos, derrames e danos aos seus olhos.
  • Pular ou errar doses: A medicação pode não funcionar tão bem e seus níveis de açúcar no sangue podem não ser controlados adequadamente.
  • Tomar muito: Se você tomar muito, seus níveis de açúcar no sangue podem ficar muito baixos.
    Se você acha que tomou muito dessa droga, ligue para o seu médico. Se os seus sintomas são graves, procure a emergência mais próxima imediatamente.
  • Esquecer de tomar uma dose: Se você esquecer de uma dose, tome-a assim que se lembrar. Se você não se lembra até a próxima dose, pule a dose e volte ao seu horário normal. Não tome duas doses ao mesmo tempo.

Para se certificar de que o medicamento fez efeito, verifique os seus níveis de açúcar, eles devem diminuir ou devem permanecer dentro do intervalo normal.

A recomendação é que o medicamento seja ingerido pela manhã e o armazenamento deve ser feito a uma temperatura ambiente e em local seco. Não congele e mantenha o recipiente bem fechado.

Acompanhamento

Durante o seu tratamento com este medicamento, o seu médico fará o acompanhamento. Alguns pontos serão observados, entre eles:

  • Açúcar no sangue: verificar regularmente os seus níveis de açúcar no sangue para se certificar de que a medicação está funcionando. Você também pode monitorar seu próprio nível em casa caso use um medidor de glicose no sangue.
  • Função renal: verificar a sua função renal com análises ao sangue antes de tomar o medicamento e periodicamente durante o tratamento. Se a sua função renal não estiver adequada ou piorar durante o tratamento, o seu médico pode não iniciar ou continuar o tratamento.
  • Nível de colesterol: O seu médico irá verificar os seus níveis de colesterol, porque este medicamento pode aumentar.

Efeitos colaterais

A FDA (órgão regulamentador dos EUA) afirmou que o Jardiance foi estudado como uma terapia autônoma e em combinação com outros medicamentos para diabetes tipo 2, incluindo metformina, sulfoniluréias, pioglitazona e insulina.

Ele não deve ser usado para tratar pessoas com diabetes tipo 1 ou para quem tem cetoacidose diabética e para aqueles com insuficiência renal grave, doença renal terminal ou para pacientes em diálise.

Também pode causar desidratação, levando a uma queda na pressão arterial (hipotensão), que pode resultar em tontura ou desmaios, e um declínio na função renal. Os idosos, pacientes com insuficiência renal e pacientes em uso de diuréticos para tratar outras condições pareciam ser mais suscetíveis a esse efeito colateral.

– Efeitos colaterais mais comuns

Os efeitos secundários mais comuns que podem ocorrer incluem:

  • Infecção do trato urinário.
  • Sensação de queimação ao urinar.
  • Urina turva.
  • Dor na pélvis ou nas costas.
  • Necessidade de urinar mais frequentemente.
  • Necessidade de urinar imediatamente.
  • Sangue na urina.

– Efeitos colaterais graves

Chame seu médico imediatamente se você tiver esses efeitos colaterais graves.  Eles podem incluir:

  • Desidratação: Tontura e fraqueza, especialmente quando você se levanta.
  • Infecção por fungos – Mulheres: Odor vaginal, corrimento vaginal branco ou amarelado, coceira vaginal.
  • Infecção por fungos – Homens: Vermelhidão, comichão ou inchaço do pênis, erupção, descarga fétida, dor na pele ao redor do pênis.
  • Hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue): Sonolência, dor de cabeça, confusão, fraqueza, fome, irritabilidade, sudorese, nervosismo, pulsação rápida, tontura.
  • Reações alérgicas: Inchaço do rosto, garganta, lábios e outras áreas da pele, dificuldade para engolir ou respirar, urticária (áreas levantadas e vermelhas na sua pele) e erupção cutânea.
  • Cetoacidose diabética: Sede excessiva, urinar com mais frequência do que o normal, náusea, vômito, dor de estômago, cansaço, fraqueza, falta de ar, confusão, aumento dos níveis de colesterol.

Jardiance e outros medicamentos

O comprimido oral de Jardiance pode sim interagir com outros medicamentos, vitaminas ou ervas que você toma. Para entender melhor, uma interação é quando uma substância altera a maneira como um medicamento funciona e isso pode impedir que o medicamento funcione bem.

Para ajudar a evitar interações, seu médico deve gerenciar cuidadosamente todos os seus medicamentos. Certifique-se de informar sobre todos os medicamentos, vitaminas ou ervas que você está tomando.

Alguns exemplos de medicamentos que podem causar interações com Jardiance são diuréticos, insulina e outras drogas para diabetes.

Advertências

  • Alergia: esta droga pode causar uma reação alérgica grave, como por exemplo, problemas respiratórios, inchaço da sua garganta ou língua e urticária. Procure ajuda médica imediatamente se apresentar esses sintomas. Não tome este medicamento novamente se você já teve uma reação alérgica a ele.
  • Interação com álcool: limite o seu uso de álcool enquanto estiver tomando este medicamento. O álcool pode diminuir o controle da glicose no sangue e aumentar o risco de hipoglicemia se você tomar medicação para diabetes.
  • Colesterol alto: este medicamento pode aumentar seus níveis de colesterol. Se você já tem colesterol alto, seu médico irá monitorar de perto e tratá-lo, se necessário.
  • Mulheres grávidas: Jardiance não é recomendado durante o segundo e terceiro trimestres da gravidez. A pesquisa em animais mostrou efeitos negativos para o feto quando a mãe toma o medicamento. Não há estudos suficientes feitos em humanos para ter certeza de como a droga pode afetar o feto. Informe o seu médico se estiver grávida ou planeja engravidar.
  • Amamentação: não é recomendada durante a amamentação. Não existem estudos que analisam a se a droga passa pelo leite materno.
  • Crianças: Não foi estabelecido que esta droga é segura e eficaz para uso em crianças.

É importante saber que existem outros medicamentos disponíveis para tratar sua condição. Converse com seu médico, para que ele faça uma análise de todas as condições e prescreva aquele que melhor atender a sua necessidade.

Referencias adicionais:



AAZ Farma

A AAZ Farma segue as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado. CEVS: 354880701-477-000057-1-1 | Autorização MS: 1.37.624-1