DoençasSaúde

Jardiance (empagliflozina) é indicado pela FDA para reduzir risco de morte por causa cardiovascular, em pacientes com diabetes tipo 2 e doença cardiovascular

TEMPO DE LEITURA: 2 MINUTOS

A ameaça iminente de infarto e AVC é uma das maiores preocupações de quem convive com o diabetes, afinal, cerca de metade desses pacientes morre em decorrência de complicações cardiovasculares, segundo a International Diabetes Federation (IDF)1.

Agora, além de controlar as taxas de glicemia de modo eficaz, Jardiance® (empagliflozina), desenvolvido pela aliança Boehringer Ingelheim e Eli Lilly, comprovou que diminui o risco de morte por causa cardiovascular, como infarto e AVC, em adultos com diabetes tipo 2 e doença cardiovascular estabelecida, sendo o único medicamento oral para o tratamento de diabetes a comprovar benefício para o coração, inclusive com redução de morte2. “A nova indicação representa um enorme avanço nos esforços de diminuir o impacto do diabetes tipo 2 sobre a saúde cardiovascular”, afirma o cardiologista Francisco Saraiva, da PUC de Campinas.

A aprovação se baseou nas evidências do estudo EMPA-REG OUTCOME, que investigou os efeitos de Jardiance®, em pacientes com diabetes tipo 2 e doença cardiovascular3. O medicamento diminuiu em 38% a probabilidade de morte relacionada a eventos cardiovasculares mesmo sendo adicionado em pacientes que já estavam recebendo a melhor terapia disponível (terapia padrão) para controle dos principais fatores de risco cardiovasculares (comparação versus placebo associado à terapia padrão)³. Este medicamento, por ora, não tem aprovação da ANVISA para esta nova indicação.

Sobre Jardiance®
Jardiance® (empagliflozina) é um medicamento oral, de dose única diária, inibidor SGLT-2, aprovado para comercialização nos Estados Unidos e em outros países para o tratamento de diabetes tipo 2 em adultos. Ele atua bloqueando a reabsorção de glicose pelos rins, favorecendo sua excreção por meio da urina e baixando a glicemia dos pacientes. A inibição de SGLT-2 age rapidamente na glicose e trabalha independentemente da função das células-beta do pâncreas e dos mecanismos de insulina. Jardiance® não é indicado para pessoas com diabetes tipo 1, tampouco para aquelas que apresentam cetoacidose diabética (aumento de cetonas no sangue e na urina)².

Referências

1- International Diabetes Federation. Diabetes Atlas, 7th Edition. 2015.
2- Jardiance® (empagliflozin) tablets U.S. Prescribing Information.
3- Zinman, B., et al. “Empagliflozin, Cardiovascular Outcomes, and Mortality in Type 2 Diabetes” N Engl J Med. 2015. 10.1056.

FONTE Aliança Boehringer Ingelheim e Eli Lilly

AAZ Farma

A AAZ Farma segue as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado. CEVS: 354880701-477-000057-1-1 | Autorização MS: 1.37.624-1