Contorno maquiagem: passo a passo de como e porque fazer
Cada vez mais o universo da maquiagem vem se desenvolvendo e criando produtos e processos para aperfeiçoar os resultados das produções. Entre as grandes tendências desse mercado está o contorno maquiagem.
Essa técnica visa dar ou tirar destaque de alguma parte do rosto do homem, ou da mulher. Com isso, ele pode funcionar muitas vezes como uma rápida harmonização facial, maravilhoso não é mesmo?
Por isso, o texto a seguir apresenta algumas curiosidades do contorno maquiagem, assim como o passo a passo de como melhor fazer para que seu rosto fique ainda mais bonito. Confira agora tudo o que você precisa saber para arrasar na maquiagem!
O que é contorno maquiagem?
Antes de aprender o passo a passo para fazer um contorno perfeito é importante entender o que ele é. Com isso, o contorno é uma técnica utilizada para evidenciar pontos do rosto, assim como amenizar algumas, ou seja, afinar.
A utilização do contorno vem logo após a base, ou seja, ela serve para desenhar no seu rosto o formato que você deseja, buscando aproveitar os pontos mais marcantes do seu rosto, deixando um rosto ainda mais equilibrado.
De modo geral, o contorno funciona basicamente na tentativa de escurecer as áreas do rosto que a pessoa deseja suavizar e também clarear aquelas que ela deseja dar um maior destaque.
Com isso, o contraste entre claro e escuro, luz e sombra proporciona ao rosto das pessoas a sensação de maior ou menor profundidade. Com isso, é uma técnica estratégica para diminuir aquelas maiores queixas que o cliente ou você mesmo tem.
Dicas para um bom contorno maquiagem
Antes de apresentarmos o passo a passo de como fazer o contorno, é importante que você saiba algumas dicas cruciais para o desenvolvimento e manutenção de um bom contorno. A primeira dica é utilizar produtos de qualidade e específicos para o seu tom e tipo de pele.
Portanto, por exemplo, se você tem uma pele um pouco mais oleosa, é interessante utilizar produtos em pó, que certamente vão ter uma melhor aderência a sua pele. Logo, para pessoas com peles secas o ideal é investir em produtos mais cremosos.
Além disso, caso você queira um resultado ainda mais profissional e duradouro, pode também procurar utilizar os dois tipos, ou seja, usar produtos cremosos e finalizar com maquiagens em pó para aumentar a fixação.
Entretanto, a melhor dica para um bom resultado de contorno e maquiagem em geral é a famosa frase “menos é mais”. Com isso, evite colocar muitos produtos e também procure tons e texturas complementares, dando uma uniformidade a sua pele.

Contorno: maquiagem para iluminar
Como visto anteriormente, produtos com tons claros têm o objetivo de dar destaque, ou seja, iluminar os pontos altos do rosto além de proporcionar a maior amplitude. Logo, as áreas que costumam receber essa técnica de iluminar costumam ser o centro do nariz, a parte de baixo dos olhos, a testa e o queixo.
Para realizar esse procedimento são normalmente utilizados os produtos como corretivos claros e também iluminadores. Assim como nas outras partes da maquiagem, é preciso ter cuidado para não afinar demais ou iluminar em excesso.
Contorno: maquiagem para dar profundidade
Por sua vez, a utilização de cores escuras tem a função de amenizar pontos que estejam em grande destaque e que a pessoa não gosta. Com isso, as cores mais escuras podem ser encontradas mais frequentemente nas diagonais das bochechas, nas laterais do nariz e na parte de cima da testa.
Vale destacar que para obter bons resultados, é necessário utilizar produtos com tons acima dos indicados para o tom da sua pele. Para isso, você pode escolher utilizar um produto com seu subtom de pele ou usar aquele produto que você achou escuro demais.
Contorno: maquiagem para acabamento
Após decidir onde você deve iluminar ou dar profundidade, é importante também realizar o acabamento dos traços. Para isso, você precisa principalmente utilizar o pincel e a esponja, para que o seu rosto consiga ter aquele esfumado mais natural.
Sendo assim, é importante procurar utilizar pincéis angulados e específicos para contorno maquiagem. Já as esponjas você precisará utilizar principalmente se tiver usando produtos cremosos.
Passo a passo do contorno maquiagem
Antes de apresentar o passo a passo para fazer um contorno maravilhoso é importante que você conheça bem o seu rosto e já ter uma ideia de quais os pontos que deseja atenuar ou iluminar.
Além disso, assim como qualquer outra técnica de maquiagem, o contorno requer prática. Portanto, busque aprimorar cada vez mais seus dotes de maquiagem e também estudar mais e pegar dicas com amigos próximos.
Dito isso, o primeiro passo para o contorno maquiagem é definir os pontos onde você deseja criar um efeito de profundidade. Com isso, aplique o corretivo, por exemplo, nas laterais do nariz, nos cantos da testa e também nas maçãs do rosto.
Após esse passo, procure sombrear com um pincel as linhas traçadas até que elas estejam o mais natural possível. Repita esse procedimento até que você encontre o melhor resultado para o seu rosto e se sinta mais confortável.

Conclusão
Com todas as informações acima é possível saber como funciona o contorno maquiagem, além dos principais objetivos dessa técnica de maquiagem, que apesar de parecer complexa, é bastante simples de ser realizada.
Com isso, é muito importante entender que os tons escuros e claros têm objetivos distintos e precisam ser utilizados de maneiras corretas, sendo o claro para destacar pontos do rosto e o escuro para amenizar extremidades.
Além disso, o texto também apresenta que a maquiagem em geral precisa estar condizente com as condições e tons de pele. Portanto, o menos é mais, ou seja, procure evitar grandes contrastes e também transformar seu rosto por completo.
Entretanto, é muito importante também que as pessoas entendam que uma maquiagem bem feita é aquela na qual a pessoa se sente confortável e bonita. Portanto, procure atender sempre os seus desejos e gostos e não os que outros acreditam ser o melhor para você.