Saúde

Conheça 8 dicas para melhorar a sua imunidade

TEMPO DE LEITURA: 4 MINUTOS

A crise causada pela pandemia do novo coronavírus aumentou o interesse das pessoas por dicas para melhorar a imunidade. Além de todas as dicas de prevenção, como ficar em casa, lavar as mãos frequentemente e usar máscaras, um sistema imunológico fortificado aumenta a sua proteção.

Manter-se saudável, com uma boa imunidade, deve ser uma prioridade na vida de todos, não apenas em momentos como a pandemia de COVID-19. Afinal, a construção de um corpo e vida saudável é um processo constante. Alguns efeitos acontecem a curto prazo, mas é essencial lembrar que os melhores objetivos são aqueles que irão refletir para o resto da vida.

Separamos, hoje, 8 dicas para quem deseja aprender como aumentar a imunidade. Continue a leitura para conferir!

1. Procure maneiras de relaxar

Em entrevista ao Estadão, a médica Mariela Silveira, diretora do Centro Contemporâneo de Saúde e Bem-Estar Kurotel, afirma que o cortisol, hormônio do estresse, e a adrenalina, por períodos longos, podem comprometer as defesas do corpo.

Obviamente, em uma situação alarmante como a de uma pandemia, recomendar diminuir o estresse é muito mais fácil do que botar em prática. Aceitar o que está acontecendo e relaxar sem perder os cuidados necessários pode ser difícil, mas é possível.

Procure atividades relaxantes que te interessem, como ler um livro, praticar um instrumento musical ou assistir um filme. Sem pressão de produtividade ou necessidade de desenvolver alguma habilidade: o objetivo dessas atividades é descontrair, não gerar um estresse diferente.

2. Faça atividades físicas em casa

Manter o corpo em movimento é muito importante, mesmo quando as academias estão fechadas e não é recomendado sair de casa. No próprio lar, é possível buscar por alternativas interessantes.

As atividades físicas liberam endorfinas, aumentando o bem-estar e diminuindo o cortisol, o que permite o melhor funcionamento do sistema imunológico. O aumento da frequência cardíaca, decorrente dos exercícios, faz com que as células brancas saiam de seus pontos de espera.

Manter uma rotina de exercícios é uma das dicas para melhorar a imunidade mais importantes.

Caso tenha um personal trainer, peça para que ele monte uma série de exercícios que você possa fazer em casa, com o que já possui. Se não contar com essa facilidade, uma dica é procurar por academias e profissionais que estão fazendo aulas online. Lembre-se de respeitar seus limites e tomar cuidados redobrados, pois não terá a assistência de um profissional por perto.

3. Mantenha uma rotina de sono

O descanso necessário é extremamente importante não apenas para a imunidade, mas para a saúde física e mental como um todo. Poucas horas de sono estimulam a liberação do cortisol, que mais uma vez aparece como “vilão” da imunidade.

Manter uma rotina regular de sono, procurando dormir 8 horas por noite é fundamental. Vale a pena tentar dormir e acordar todos dias no mesmo horário, inclusive em fins de semana, para que seu corpo se acostume e você consiga descansar da melhor maneira.

4. Combata o tabagismo

Além de causar inúmeros problemas para o corpo, principalmente para o sistema respiratório, o tabagismo representa uma ameaça à imunidade. Segundo o Inca, “os fumantes são acometidos com maior frequência por infecções, como sinusites, traqueobronquites, pneumonias e tuberculose”, e estão nos grupos de riscos do novo coronavírus.

Tratamentos antitabagismo, como os adesivos de nicotina, auxiliam no combate ao vício.

O tabagismo é uma condição que é melhor combatida com a ajuda dos amigos, da família e de um profissional. Converse com um médico de sua confiança e peça orientações de como é melhor agir no seu caso, podendo recomendar tratamentos, como adesivos e gomas de nicotina.

5. Hidrate-se o dia todo

Para ter um corpo saudável e sistema imunológico equilibrado, é essencial manter-se hidratado. Por isso, sempre tenha sua fiel garrafinha de água ao alcance das mãos.

A desidratação é um risco mais comum do que se imagina. Ela atrapalha na defesa do corpo e no transporte de nutrientes e substâncias, debilitando todos os sistemas.

Além de beber bastante água, outra dica para melhorar a imunidade é apostar em frutas ricas em líquidos, como melancia, assim como sucos e vitaminas.

6. Evite o álcool

O consumo exagerado de álcool traz diversas consequências para o corpo, como problemas no fígado e desidratação. Esses efeitos enfraquecem as proteções naturais, tornando-o mais suscetível a infecções.

Por isso, maneire na quantidade consumida, principalmente em situações de isolamento social. A OMS, inclusive, recomendou que os governos restrinjam bebidas alcoólicas durante esse período, reduzam o número de vendas, aumentem a conscientização e reforcem os atuais regulamentos de segurança.

Em situações de isolamento social, prefira um delicioso suco natural ao álcool.

Outra preocupação é que o consumo excessivo em um período de ansiedade e isolamento possa induzir ao alcoolismo e outros transtornos. A grande recomendação é não utilizar o álcool como válvula de escape.

7. Consuma chás específicos

Para quem gosta de formas naturais de fortalecer o corpo, uma das melhores dicas para aumentar a imunidade é consumir chás recomendados para esse fim. Além de ajudar o seu corpo, nada como uma xícara de chá, não é mesmo?

Algumas boas recomendações são o chá de boldo, de limão e de equinácea. Prefira adoçar utilizando mel ou adoçantes naturais.

8. Fique de olho na alimentação

Uma alimentação equilibrada é essencial para possuir qualidade de vida, e também é uma dica para melhorar a imunidade. Dê preferência a alimentos frescos e preparados em casa, para ter um controle maior sobre o que é ingerido, garantindo uma alimentação mais saudável.

AAZ Farma

A AAZ Farma segue as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado. CEVS: 354880701-477-000057-1-1 | Autorização MS: 1.37.624-1