Saúde

Como escolher a melhor escova de dentes?

TEMPO DE LEITURA: 3 MINUTOS

Uma boa higiene bucal traz muito mais do que apenas um belo sorriso: ela mantém a saúde da boca, evitando infecções, inflamações e outros problemas. Para garantir a escovação ideal, é preciso ter cautela na hora de escolher a melhor escova de dente para você.

A escolha de um modelo não recomendado pode gerar problemas como sangramento das gengivas e limpeza sem tanta eficácia. Portanto, é importante procurar pelo modelo mais indicado.

É importante notar que a recomendação final pode ser feita apenas por um dentista capacitado. Ele poderá te ajudar na seleção, analisando o seu caso individual e permitindo uma escolha mais segura.

Confira nossas dicas para escolher escova de dente e mantenha a saúde bucal em dia!

Dureza da escova

Via de regra, existem as escovas de dentes macias, médias e duras. Além delas, é possível encontrar opções extra macias.

A maioria das pessoas escovam com mais força do que o necessário, e a regulação dessa força é difícil de fazer. Escovar muito forte pode causar diversos problemas, como desgaste do esmalte, sangramento das gengivas e também a sua retração.

Por isso, as escovas macias são as indicadas para a maioria das pessoas. Elas são tão capazes de remover placas bacterianas e sujeiras quanto as versões mais duras, porém sem machucar a boca. Por mais que as duras e médias passem maior sensação de limpeza na hora, elas podem gerar problemas em curto, médio e longo prazo, como sangramentos, retração da gengiva e hipersensibilidade nos dentes.

As escovas macias são indicadas para dentes naturais, para pessoas de todas as idades.

Já as extra macias são a melhor opção de escova de dentes para bebês e crianças pequenas, visto que geram ainda menos atrito. Elas também podem ser utilizadas por adultos.

Formato

O formato da cabeça de escovas de dentes mais comum é o retangular. O tamanho correto dela deve ser aquele que permite a limpeza de cerca de dois dentes de uma vez, por isso, o tamanho ideal varia de acordo com o tamanho da boca e dos dentes de cada um, permitindo uma escovação confortável.

Ele é ideal para a maioria dos usos, já os modelos com diferentes tamanhos de cerdas são recomendados para a limpeza de pontos mais difíceis e que, por consequência, acumulam tártaro, como atrás dos dentes ou no fundo da boca.

As escovas cônicas são melhores para quem usa aparelho ortodôntico fixo. Isso porque ela permite a escovação em volta dos braquetes, sem quebrar ou danificá-los. Normalmente, essas opções também acompanham passa-fios para o uso de fio dental.

Escovas cônicas são ideais para quem usa aparelho fixo, permitindo a limpeza sem prejudicar os braquetes.

As escovas redondas são mais comuns em aparelhos elétricos. Esses modelos permitem uma escovação mais precisa, limpando dente por dente.

Estilos

É mais comum encontrar escovas de plástico padrão, sem grandes variações além de cores e materiais de acabamento. Porém, existem muitos outros estilos de escovas.

As opções retráteis são ótimas para quem viaja muito ou simplesmente procura por um produto que possa carregar na bolsa. É possível encontrá-las em kits que acompanham creme e fio dental em tamanho viagem.

Já as elétricas são recomendadas para quem tem gengivite. Além disso, idosos, crianças e pessoas com deficiência também podem se beneficiar delas, visto que permitem uma autonomia de uso maior.

Você também encontra escovas de bambu, que são produzidas com madeira de reflorestamento e são biodegradáveis, diferentemente das opções comuns de plástico.

Escolher escova de dente é, também, aprender mais sobre as suas necessidades e qual solução melhor encaixa na sua rotina. Lembre-se que, para uma resposta final, é sempre recomendado procurar por um dentista de sua confiança.

AAZ Farma

A AAZ Farma segue as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado. CEVS: 354880701-477-000057-1-1 | Autorização MS: 1.37.624-1