Chakra cardíaco: conheça suas características e sua função
Por conta da rotina intensa de trabalho e até mesmo da vida pessoal, muitas pessoas têm buscado um maior conhecimento emocional. Com isso, cuidados em relação ao chakra cardíaco se tornam essenciais.
A partir da colocação de incenso, autoconhecimento e autocontrole é possível administrar os obstáculos que a rotina apresenta. Por isso, conhecer mais sobre o universo dos chakras tem se tornado ainda mais importante.
Com isso, preparamos o texto a seguir com tudo o que você precisa saber sobre o chakra cardíaco. Ou seja, o que ele é, como ele funciona, suas principais características e a importância de manter o chakra cardíaco equilibrado.
Chakra cardíaco: o que é?
Antes de conhecer mais sobre o chakra cardíaco é importante entender o que são os chakras. De modo geral, os chakras se caracterizam por centros de energia que estão conectados à coluna do corpo.
A partir disso, sua função é receber e emitir energia vital para outras partes do corpo humano. Com isso, transferir energias vitais para a melhora do estado físico e emocional, como uma fonte de alimentação aura.
O chakra cardíaco, que também pode ser chamado de Anahata, é conhecido como o nosso quarto chakra. Logo, ele está ligado diretamente ao amor puro, se relacionando com as emoções e sentimentos que movem a pessoa.
Por isso, o chakra cardíaco está comumente ligado a generosidade e compaixão. Anahata representa equilíbrio, calma e serenidade. Vale destacar que o chakra cardíaco tem a aparência de uma flor-de-lótus com doze pétalas.
Além disso, no centro da flor-de-lótus há dois triângulos e dentro deles um símbolo que representa a união da mulher e do homem.
Principais características do chakra cardíaco
Agora que você já conhece mais sobre os chakras e o chakra cardíaco conheça um pouco mais das características. O chakra cardíaco leva esse nome por estar localizado entre a quarta e quinta vértebra, próximo ao coração.
Logo, sua principal função é energizar o sangue pelo corpo. A glândula relacionada ao chakra cardíaco é o timo, que tem a função de fortalecer o sistema imunológico.
De modo geral, o chakra cardíaco está relacionado a emoção, normalmente ligado ao amor e generosidade mas também um local onde se guarda mágoas e ressentimentos.
Com isso, o chakra cardíaco tem a função do amor e está diretamente ligado a emoções como afetos, sentimentos como bondade, piedade e alguns relacionados ao ódio. Por isso, ao ter o chakra desequilibrado ele reage rapidamente ao emocional.
Por se tratar do coração, esse chakra pode ser considerado o que mais pode ser afetado pelo desequilíbrio emocional. Logo, palavras e sentimentos positivos têm o poder de melhorar e muito a energia, enquanto negativos desmoronam na mesma proporção.
3 fatores do chakra cardíaco
Cada tipo de chakra está associado a uma cor, um elemento e a uma pedra. Esses fatores proporcionam os efeitos energéticos de cada um deles. O chakra cardíaco está relacionado a cor verde, ou seja, esperança e vitalidade.
Para desenvolver o equilíbrio do chakra cardíaco é necessário fechar os olhos, fazer respirações e imaginar a cor verde próximo ao coração, repetindo três vezes o mantra YAM.
Outro exercício muito utilizado pelo chakra cardíaco é imaginar os sistemas circulatório e imunológico energizados pelo verde, resultando em uma limpeza de sentimentos ruins.
O elemento do chakra cardíaco é o ar, por isso a respiração é parte fundamental do processo de melhora da energia. A partir da respiração é possível atingir uma fluidez de sentimentos, melhorando o sistema respiratório e cardiovascular.
Já as pedras relacionadas ao chakra cardíaco, em sua maioria, são aquelas em tons de verde, principalmente os cristais. De modo geral, as principais são: quartzo verde, esmeralda, turmalina verde, malaquita e amazonita.
O objetivo das pedras é equilibrar os chakras através do eletromagnetismo e das vibrações que cada uma delas emite. Por isso, elas conseguem purificar, alinhar e ativar as boas energias.
Chakra cardíaco desequilibrado
Agora que você já sabe quase tudo sobre o chakra cardíaco é importante entender as consequências de ter ele desequilibrado. Quando o chakra cardíaco está desalinhado é possível perceber diferentes sinais físicos e emocionais.
Entre os principais indícios estão: doenças cardiovasculares, problemas respiratórios, arritmias, câncer de mama feminino, distúrbios pulmonares e problemas de pressão. Como você pode ver, está ligado diretamente à baixa imunidade.
Quando o chakra está desequilibrado é possível que sentimentos como irritação, frustração e vontade de ficar sozinho estejam mais aflorados.
Chakra cardíaco equilibrado
Após entender os perigos de ter o chakra cardíaco desequilibrado é importante entender os benefícios de ter um equilíbrio, ou seja, um chakra nem muito aberto e nem fechado. De forma geral, ele permite uma vida mais tranquila e energizada.
Com isso, o funcionamento do coração fica em sua plenitude, assim como a boa capacidade imunológica. Logo, tem ações opostas ao desequilíbrio, favorecendo uma melhor respiração e controle emocional.
A partir da boa qualidade vida é possível transmitir boas vibrações aos que estão a sua volta, com isso o chakra cardíaco equilibrado é sinônimo de harmonia.
Conclusão
Com todas as informações apresentadas no texto é possível entender o que é o chakra cardíaco, assim como a sua importância para a melhora física e emocional. Ligado ao coração, o chakra auxilia no melhor entendimento dos sentimentos.
Com isso, o chakra cardíaco tem ligação com a generosidade e a compaixão. Ele fica localizado entre a quarta e quinta vértebras, próximo ao coração. Logo, favorece a melhora respiratória e cardiovascular.
Os 3 fatores que determinam o chakra cardíaco são a cor verde, ligada a esperança e vitalidade. Além disso, também o elemento do ar, reforçando a importância da respiração e as pedras esverdeadas, como esmeraldas.
Portanto, com tudo o que foi apresentado no texto ficou um pouco menos complexo alinhar físico e emocional proporcionando uma melhora na qualidade de vida. Para isso, procure desenvolver mais o conhecimento sobre chakras e seus benefícios.