Aromaterapia o que é e quais são os benefícios?
Você certamente já deve ter visto aqueles difusores que exalam cheiro em salas de consultórios ou em lojas, certo? Pois bem, eles fazem parte da aromaterapia e buscam equilibrar o ambiente.
Se você está pensando em comprar um imóvel ou mudar sua rotina, conhecer mais sobre a aromaterapia é essencial! Ela tem a capacidade de proporcionar uma sensação de bem-estar físico e mental com a utilização de essências!
Portanto, confira agora tudo sobre aromaterapia e porque implementar ela durante a rotina da sua casa! Uma casa equilibrada e com uma boa sensação dentro é o que todo mundo deseja, não é mesmo?
O que é aromaterapia?
Ela é uma terapia holística que utiliza das propriedades terapêuticas de óleos essenciais para controlar e equilibrar problemas físicos, como doenças, ou emocionais, como ansiedade, insônia e até depressão.
A Aromaterapia atesta que existem relações entre o olfato e os sentimentos. Portanto, é uma terapia que tem a função de modificar o humor ou o estado de espírito de alguém.
Com isso, é possível que alguém desanimado fique um pouco mais motivado, além fazer com que alguém que esteja mais agressivo se sinta mais tranquilo. Ela tem a capacidade de relaxar a pessoa a partir de óleos específicos para cada estado mental.
Para que serve a Aromaterapia?
Agora que já entendeu o que é a aromaterapia, chegou o momento de entender melhor para que serve essa terapia. De modo geral, ela serve para ajudar a lidar com distúrbios, amenizar dores e desconfortos e a proporcionar sensações relaxantes.
Para que o resultado seja alcançado é preciso escolher corretamente o óleo essencial que cumpra com os efeitos esperados. Entre os óleos essenciais mais tradicionais estão o de lavanda, camomila, alecrim e eucalipto.

6 óleos essenciais e suas funções
1- Lavanda
Esta essência auxilia no controle de estresse, assim como alívios com dores de cabeça e resfriados. Funciona também muito bem para amenizar insônias e problemas respiratórios.
2- Camomila
Assim como o de lavanda ele também é indicado para momentos estressantes, além disso também é excelente para diminuir inflamação do sistema urinário e tensão muscular. Por fim, pode auxiliar na ansiedade e depressão.
3- Alecrim
Já o óleo de alecrim é indicado para pessoas que estejam com cansaço mental e com dificuldades de concentração. Ele também é recomendado para o tratamento de dores musculares e articulares.
4- Eucalipto
Você provavelmente já deve ter visto ele em diferentes saunas, pois eles são indicados para controlar problemas respiratórios assim como tensão muscular. O eucalipto também é aconselhável para o controle da febre.
5- Canela
Por sua vez, óleos essenciais de canela servem para cólicas menstruais, cansaço físico e mental, assim como controle de tonturas excessivas.
6- Limão
Você já deve ter escutado que quando está resfriado é bom tomar limão, certo? Portanto, a essência de limão é uma ótima alternativa para controle de baixa imunidade e falta de energia.

Acessórios de aromaterapia
Difusores
Provavelmente os mais conhecidos, você já deve ter visto na casa de um amigo e certamente uma compra obrigatória para colocar no seu novo imóvel ou mudar o astral da sua casa!
Os difusores ou umidificadores possuem a capacidade de expelir uma névoa a partir do óleo que nele foi colocado. Existem vários formatos, tamanhos e preços, mas todos têm o mesmo objetivo de melhorar o bem-estar do ambiente.
Colar de Aromaterapia
Eles são ótimos para quem deseja controlar sua energia durante todo o dia e em qualquer lugar. O colar possui uma esponja dentro, que pode ser umidificada sempre que necessário com a essência a sua escolha.
Ele é excelente para quem gosta de alterar o óleo essencial mais frequentemente. O colar pode ser feito de diferentes materiais como porcelana, madeira, prata e até crochê, variando assim de acordo com o quanto planeja pagar por ele.
3 maneiras de usar os óleos
Você já percebeu que existem diferentes benefícios que a aromaterapia proporciona e também alguns acessórios mais comuns de uso. Confira agora as 7 maneiras de usar os óleos essenciais e dar um up no seu dia!
1- Inalação
A inalação, certamente, é a forma mais plena de extrair melhor os efeitos e benefícios dos óleos essenciais. Ela permite que moléculas estimulantes cheguem rapidamente ao cérebro.
Com isso, para realizar a inalação de forma correta a pessoa deve respirar o óleo diretamente do frasco, inspirando de forma profunda e segurando o ar por 2 a 3 segundos, antes de expirar.
2- Vaporização
Esta técnica deve ser usada principalmente no tratamento de problemas respiratórios e resfriados. Porque além de liberar a essência diretamente para o sistema respiratório, permite também a inalação do vapor de água que hidrata e relaxa as vias respiratórias.
Para realizar esse processo, a pessoa deve colocar água quente dentro de uma bacia e depois acrescentar algumas e posteriormente respirar a fumaça liberada.
3- Banhos
A técnica de óleos essenciais durante o banho se mistura com a vaporização, pois provoca a inalação do vapor de água e da essência.
Para produzir um banho de aromaterapia é necessário encher uma banheira com água morna e depois adicionar gotas do óleo até conseguir o cheiro desejado. Essa técnica além de contato com a pele favorece a entrada da essência no corpo.
Conclusão
Entendeu como a aromaterapia é essencial para melhorar a sua qualidade de vida? De diferentes maneiras e por diferentes meios, essa terapia busca criar a sensação de bem-estar ao indivíduo.
Agora é só você escolher qual óleo essencial é o mais adequado para o seu momento, assim como de que forma melhor pode lhe atender, seja através de um difusor, colar ou banho.Com a rotina corrida e estressante é muito importante que você encontre alternativas para colocar nos trilhos sua saúde física e mental, e certamente o uso da aromaterapia é uma excelente opção.